domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cuidados básicos com a Pele do Rosto.

Olá gentes. Faz muito, mas MUITO tempo mesmo que eu não atualizava meu blog.
Antes tarde do que nunca né?

Hj eu resolvi atualizar pq muita gente me pergunta como cuido da minha pele. Muitas clientes minhas me pedem dicas de cuidados básicos, e eu sempre dou ^^.
Mas eu fico meio triste de ver que a maioria das mulheres (nem vou contar os homens pq esses são descuidados por natureza) não sabe como tratar da própria pele. Não sabe nem mesmo as coisas mais elementares. A única coisa que elas sabem é comprar maquiagem e entupir a cara! Ninguém sabe que depois disso tem que tirar TUUUDO e deixar os poros livres. Enfim, eu constatei que precisava falar sobre isso de uma maneira geral, mostrando pelo menos os cuidados super básicos que toda PESSOA precisa ter com sua pele, do rosto principalmente.

Então vamo lá:

HÁBITOS DIÁRIOS
Primeiro:
Meninas e meninos, pelamorde, sabonete que compra em supermercado é pra corpo! Lave o seu corpinho bem direitinho com ele, mas não use-o no seu rosto. O rosto precisa de cuidados específicos, independentemente do seu tipo de pele.
Então, pra começar, compre um sabonete, espuma, gel, ou algum outro produto de limpeza PRA ROSTO, específico para o seu tipo de pele e deixe lá no banheiro, pertinho do outro de corpo.
Ok! Limpador comprado =) aproveita e compra também um Tônico ou Adstrigente, e um Hidratante.

Esse é o trio parada dura, e é essencial usar os 3 diariamente.
Então resumindo: todo santo dia --> LIMPAR, TONIFICAR, HIDRATAR. Nessa ordem.
Vou falar sobre cada um dos passos separadamente.

LIMPAR


Esse passo geralmente é feito ainda no banho, pra ser mais prático. Você vai tirar toda a sujeira que seu rosto acumulou durante a noite, ou durante um dia agitado de trabalho, tirar o resto da maquiagem que o demaquilante não tirou, o excesso de oleosidade, e para quem tem a pele seca, alguns limpadores promovem, já de cara, uma hidrataçãozinha básica (dicas de produtos é só pedir nos coments que eu dou).

TONIFICAR


Esse passo é essencial, e não deve ser negligenciado, pois complementa a limpeza, retirando a sujeira difícil de sair e produtos que possam ter restado da limpeza, preparando assim a pele para receber o tratamento posterior. Alguns produtos oferecem somente a tonificação, outros só Adstringência, e alguns oferecem os dois. Mas o que é Tônico, e Adstringente? Qual a diferença? Qual o melhor pra minha pele?
Os dois são muito parecidos, o Tônico possui geralmente água, um componente adstringente leve, e um calmante. A diferença básica é que o adstringente geralmente tem maiores quantidades de álcool e muitas vezes ácido salicílico, que pra quem não sabe, auxilia no tratamento contra acne. Ou seja, o adstringente é mais indicado quando a pele é Oleosa, Mista ou Acneica.

OK???

então vamos para próximo passo, que é...

HIDRATAR


Esse passo é importantíssimo! O rosto perde água naturalmente. E tendo em vista que a pele é a primeira barreira do nosso corpo contra o meio ambiente, é preciso que a água esteja no seu lugar, pra manter a estrutura dessa barreira. Desse ponto de vista, o Hidratante se torna indispensável, pq evita que o rosto perca água em demasia. Por isso é uma ótima forma de prevenir contra o envelhecimento precoce. Isso além de devolver luminosidade, proteger e evitar o ressecamento da pele, fazendo com que fique mais flexível. E há quem se engane pensando que pele oleosa não precisa de hidratante. tsc tsc tsc
PRECISA SIM! como toda pele precisa. Até porque o óleo do rosto não hidrata a pele, só forma uma película oleosa sobre ela. Lógico que isso protege um pouco a pele de perder hidratação, mas não é 100%. então precisa sim hidratar. Se vc tem medo de ficar com o rosto pingando óleo, é só procurar boas marcas (conheço algumas, é só perguntar) que tem hidratantes maravilhosos que deixam a pele matificada, e ainda controlam o óleo por um tempinho a mais.

CERTO? Estamos entendidas??

Então tá!
Só tenho mais uma coisinha pra dizer que, na minha humilde opinião, também é básica: Tratamentos cosméticos.
Desses de casa mesmo, tipo máscaras faciais, produtos anti-acne, anti-idade, esfoliantes e outros... Geralmente são CUIDADOS SEMANAIS, com exceção do anti-idade e alguns anti-acne que são diários.


A regra básica é usar o tratamento entre a limpeza e a hidratação. Agora se é antes ou depois do tônico, depende de qual tratamento é. E lógico que também depende do que dizem as instruções do produto.


E NÃO ESQUEÇAM que depois de tudo isso, se você for sair de dia, TEM que usar Filtro Solar.


Pra quem é latino e branco, o FPS mínimo é 30 gente, FPS15 é quase nada.
Também conheço uns protetores MARAVILHA que posso indicar se vcs quiserem, pra pele oleosa, normal e seca.

Espero ter ajudado.

Bjocas meninas, tava morrendo de saudades de vcs. ^^


xau.

3 comentários:

  1. Dra. Joana, eu gostaria de saber uma boa marca de um produto de limpeza, de tonificação e hidratação levando em consideração que minha pele é bem oleosa e tem uma tendencia acnéica. =D
    Biz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. biz, eu posso te dizer pelo menos duas linhas que já usei das marcas que vendo e que aprovei.
      Na Mary Kay tem uma Linha que chama Linha Clássica. Vou botar um link da foto (pesquisa de google mesmo hihihi)
      http://4.bp.blogspot.com/_ZVOHiFt43dc/TUYkvDKrCGI/AAAAAAAAAKs/Tw_N9tw4VPU/s1600/Classica.JPG (ignora a base)
      Eu usei E USO AINDA essa linha e super indico. O sabonete é como uma espuma perolada, e o rosto já fica macio de cara. O tônico é maravilhoso e é anti-acne, e não irrita a pele, pois não tem aquela quantidade absurda de álcool sabe? E o melhor de todos é o hidratante, que deixa a pele matificada de cara. E hidrata bem. Além disso tem essa máscara que é de argila e ajuda a limpar profundamente os poros e diminuir a oleosidade com uso constante (semanal). Eu tenho todos e aprovo cada um.

      Excluir
    2. Aqui o link do site da MK http://www.marykay.com.br/skinclassic.html


      E tem a linha da L'Bel, que é uma marca Francesa,duma empresa que to trabalhando agora, muito boa e confiável. Tem um Limpador e um Tônico. Aqui ó: http://www.lbel.com.br/pele-passo-1-limpiadores-tonicos.html
      São ótimos, já usei e aprovei. O tônico é maravilhoso! E o limpador tb.

      O hidratante é este produto, HidraCalm.
      http://www.lbel.com.br/pele-passo-2-todas-idades.html
      http://www.lbel.com.br/pele-sens%C3%ADvel.html
      Tem em 3 versões: Sem FPS, com FPS e pra peles sensíveis.

      Esse kit tonico e limpador está em promoção com vários outros produtos este mês de março, com preços incríveis. e quando eu digo incríveis é pq estão mesmo.^^
      Espero que tenha ajudado. Bjuuuss

      Excluir