segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Make Up - Pele Negra, o que usar? by @JoanaPassion

"Minha pele é negra. E agora?

O que eu devo usar?

Do que eu devo passar longe?"

Assim como peles brancas, amarelas, vermelhas, a pele negra tb tem caracterísitcas báaasicas que definem o que pode e o que não pode.

então vamos lá a algumas dicas preciosas que podem te ajudar.

primeiro gente... a base.

não tem maquiagem bem feita se a base for mal escolhida. então é ESSENCIAL escolher a base no tom certo, e que tenha propriedades relacionadas com seu tipo de pele (seca, oleosa, sensível, etc). sobre base boa e base ruim... humm, não vou falar aqui nesse post. teremos outras oportunidades. ^^

a pele do rosto de mulheres negras, geralmente tem áreas em tons diferentes de marrom, e além disso, geralmente é diferente da cor do pescoço, colo e o restante do corpo. então é importante escolher uma base que faça o equilíbrio entre pescoço e colo, principalmente, e com os braços, secundariamente. ou seja, se o rosto estiver desbotado (como frequentemente está), uma base mais escura vai bem! =)

o corretivo pra área dos olhos (olheiras) pode ser de um tom mais claro do que o da base, mas passe bemm longe de corretivos de tons brancos, preferindo os beges e bronzes que cubram bem as áreas arroxeadas sem deixar com cara de panda invertido. fica de olho ein!

olhos

olhos fatales, bem elaborados, sempre fazem sucesso e vão bem pra todo tom de pele, mas por alguma razão (não me pergunte qual =P) eles ficam mais fatales ainda em mulheres negras. então invista nos olhos!

é claaro que isso não quer dizer que os batons vermelhos, e rosas não possam ser o destaque da make, aí estão as lindas beyoncé e camila pitanga pra provar.

mas lembre-se: ou olhos ou boca. pesar nos dois não dá!

pode

existe uma mania de só usar cores acobreadas/douradas/bronzeadas e pastéis quando se trata de pele negra. mas fique claro: esse não é o limite!

existem muitas cores que vão bem, e é possível sim fazer um look colorido em pele negra.

cores cintilantes, metálicas realmente são tudo de bom! e destacam ainda mais a cor da sua pele! mas dá pra ousar um pouquinho... veja...

tanto os tons arroxeados (lilazes, beringela, o próprio roxo), o verde em tons oliva, rosa escuro ou outras cores que são bem pigmentadas, que aparecem, mesmo que a pele seja escura, todos eles podem ser usados, desde que com bom senso.

tb há diferença quando a pele é negra bem escura e quando é negra clara.

vai uma listinha bem básica do que fica melhor em cada uma...

negra escura : os tradicionais tons de cobre, dourado, rosa escuro, vermelho fechado, vinho, berinjela grafite, uva, azul profundo e bordô.

negra clara : dourado, bronze, cobre, chocolate ou mesmo o próprio marrom. além daquelas que citei mais acima, qdo falei do geral.

para maquiagem "nasci linda" valem as cores foscas, e próximas ao tom natural, servindo só como corretivas ou realçadoras. rimel e delineadores marrons tb dão certo.

gente, delineador, lápis, kajal... suuuper casam com tudo que falei aí em cima. rímel+curvex então. nuuuss!! um cílio postiço faz uma diferença bacana demais. tenta!

ahh!! e não esqueça da sobrancelha, realce combinando com a cor dos cabelos. use sombras ou um lápis próprio. lápis de olho fica over demais. fuja! finalize com máscara incolor.

não pode

evite o cinza, ele não valoriza. se vc quiser algo semelhante, escolha prata, que destaca mais.

cuidado com alguns azuis e rosas. por ex. o rosa pink que é uma cor muito forte, e pode acabar com o look.

repito: bom senso é tuuudo!

blush

pode

teste na sua pele qual desses te dá mais ar de saúde, de forma natural e bonita:

marrom escuro, marrom café, terracota, rosa queimado.

blushs e pós bronzeadores em áreas específicas são mara! e dão aquela carinha de "peguei sol" que todo mundo gosta.

não pode

o pêssego é uma cor um pouco perigosa. vc precisa testar antes se vai ficar bom com o seu tom de negro. evite alaranjados ou salmão. rosas muito fortes, abertos, com cara de barbie não tem nada a ver! corre dele. é TENSO!

boca

deve ser bem delineada, se quiser destacar.

sobre cores eu repito:

muito olho>> pouca boca

muita boca >> pouco olho

então, se vai de olhar bem destacado, tente nude, rosa natural, gloss transparente, cor de boca (que varia de mulher pra mulher).

pode até apagar total a boca, se quiser. pra os olhos terem a vez.

se vai de bocão vermelho, rosa, ameixa, marrom, então maneire nos olhos. faça só o básico, ou dê vez ao delineado, que combina com boca pintada. mas não negligencie os cílios. eles são essenciais!

na boca evite cores frias... branco, prata (aliás, só a doidinha da Ke$ha e a Lady Gaga pra usar essas cores na boca).


enfim meninas.... depois das dicas, quero mostrar um look que eu fiz.

a modelo de hj foi a Raiana Silva [ @RaianaS ] .

infelizmente meu irmão levou a câmera, aí eu tive que usar o celular pra fazer as fotos. então já sabem que as fotos vão perder em qualidade. mas dá pra ver. desculpa =P

é um look pra noite. eu resolvi fazer o jogo muito olho>>pouca boca.

(CLICA PRA VER MAIOR! )

um exemplo de rosto mais claro que o colo e corpo. tive que usar uma base mais escura pra equilibrar as cores. coloquei duas camadas pra ficar mais uniforme e cobrir melhor as imperfeições.
comecei assim... sombra metalica, quase um prateado fechado, do canto interno do olho até a metade da pálpebra móvel. na outra metade da pálpebra usei um metálico meio ouro velho. [no fim coloco o nome de tudo que usei. =P]
com uma sombra beringela eu fiz um sombreado rente aos cílios superiores, do meio até o canto externo da pálpebra, levando até o côncavo, em um desenho que lembra um "V" deitado.

a segunda foto mostra tb o delineado com lápis marrom, em cima e em baixo, rente à raiz dos cílios. fiz levemente o puxado tipo gatinho. viram? [eita que essa qualidade de celular ME MATA!]

coloquei postiços. =D olha dá um poder pro olho. NÉ? =DD

retoquei de leve o delineado em cima.

fica radiante né não? olha que efeito bonito!

já com blush (rosa queimado + bronzeador), batom (rosa claro, meio nude) e sobrancelhas retocadas.

dúvida sobre como colocar o blush? faça o peixinho, e core o lugar de destaque.

dá pra ver o lugar de destaque aí né? tá até meio sombreado.


e aí? gostaram?? tirando essa câmera fuleira de celular .

Comentem a vontade!

Listinha de produtos (só clicar pra ver os produtos):

-Base Cobertura Média Mary Kay: Bronze 500;

-Sombras Minerais Mary Kay: Granite, Vintage Gold, Sweet Plum;

-Blush Mineral Mary Kay: Sunny Spice;

-Pó Bronzeador Mineral Mary Kay: Sandstone;

-Lápis Retrátil para os olhos Mary Kay: Deep Brown;

-Ultimate Máscara Alongadora para Cílios Mary Kay: Black;

-Cílios postiços e cola sem marca não sei a marca;

-Estojo Ultimate Victoria Secrets: Sombra pérola e pó compacto chocolate;

-Batom Duda Molinos: Bossa (273);

-Hidratante para lábios não sei a marca .

Bjinhos =***

Um comentário: